domingo, 31 de janeiro de 2010

Inquéritos realizados na Escola Secundária Domingues Sequeira

Durante a 2ª semana de Janeiro de 2010, o nosso grupo de Área de Projecto procedeu à distribuição de inquéritos relativos ao nosso tema "Tetraplegia- Vale a pena lutar?", a todos os alunos de 12º ano.
Através deste inquérito pretendíamos avaliar o conhecimento dos alunos relativamente a "o que é a tetraplegia" e averiguar qual a sua disponibilidade para ajudar um tetraplégico, em caso de necessidade.
Após contabilizarmos os resultados concluímos que as raparigas apresentam um conhecimento mais aprofundado relativamente a este assunto. Foi também curioso verificar que existe uma grande percentagem de pessoas que pensam que a tetraplegia afecta apenas os membros superiores e inferiores, nao afectando o tronco e, como, era já de prever, existem muitos poucos alunos que conhecem alguém que seja tetraplégico(a). Foi-nos também possível observar que os alunos dos cursos humanísticos obtiveram resultados mais correctos que os alunos dos cursos profissionais. Por fim, e de forma a avaliar qual é a forma como os tetraplégicos são aceites na sociedade escolar, concluímos que a maior parte dos alunos demonstrou uma grande disponibilidade para ajudar um tetraplégico em caso de dificuldade e que aceitariam uma pessoa com este tipo de condicionamentos na sua turma, ajudando-o inclusivamente em tudo o que precisasse.
Demos assim por concluídos os objectivos que diziam respeito a esta actividade e verificamos que, apesar de 57% dos alunos não conhecer perfeitamente a noçao da disfunçao tetraplégica e de tudo o que a envolve, a maior parte dos alunos se mostrou disposta a ajudar estas pessoas.

4 comentários:

  1. Parabéns e obrigado por escolherem conhecer melhor a tetraplegia.

    Como já vos disse estarei sempre á vossa disposição

    Boa sorte para o trabalho.

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  2. Ola :D

    No nosso blogue "mobilidadehumana-leiria.blogspot.com/" fazermos referencia/ publicidade ao vosso blogue, ao vossos post's. Gostaríamos que retribuíssem com a mesma publicidade no vosso, para assim, mais pessoas acederem a todo o conteúdo que os grupos de Ap da nossa escola podem proporcionar à população.

    Fiquem Bem ;)

    ResponderEliminar
  3. Finalmente dei com o vosso site! :P

    O blog está mto giro e interessante.

    Continuação de bom trabalho :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Acho muito positivo existirem pessoas com este tipo de iniciativa,poucas pessoas sabem o que é a tetraplegia, como averiguaram nos inqueritos que fizeram. Nunca é demais informar as pessoas,principalmente os jovens,pois são os futuros profissionais do nosso país, digo isto como profissional de saúde, acho inadmissivel que nos cheguem às mãos alunos com tão poucos conhecimentos.

    Mas vocês estão no bom caminho, Parabéns!!

    ResponderEliminar