sábado, 5 de dezembro de 2009

Espinal-medula

A espinal medula é uma longa massa, quase cilíndrica, levemente achatada de tecido nervoso, esta encontra-se protegida pela coluna vertebral, estrutura que também promove a sustentação para a postura erecta, constituindo uma manga protectora, porém flexivel para a espinal-medula .
É composta por 33 vértebras, estas estão subdivididas em: sete cervicais (C1-C7), doze torácicas (T1-T12), cinco lombares (S1-S5) e quatro coccígeas.
As suas principais funções são coordenar as actividades reflexas e conduzir os impulsos nervosos(por ex. nervos sensoriais -> espinal medula -> nervos motores)


A espinal medula liga o cérebro a uma rede complexa de nervos que, por sua vez ligados aos músculos por todo o corpo, tornam possível mover os membros. Certas lesões afectam essas ligações, deixando esta, de realizar as suas funções, provocando várias formas de paralisia (incapacidade de controlar certas partes do corpo). A imagem seguinte mostra como pode variar a extensão dessa paralisia.

1 comentário:

  1. Tenho um familiar que sofreu uma lesão na espinal-medula e por isso vim visitar o vosso blog. Agora estou muito mais esclarecida e sei que não é tetraplegico pois a lesão que sofreu foi na lombar, mas como foi nas primeiras vértebras foi difícil o diagnóstico.
    Muito obrigada pela informação e parabéns pelo trabalho, é sem dúvida muito interessante pois a maioria das pessoas nem sabe o que é a tetraplagia.

    ResponderEliminar